Vivendo a Compaixão dia a dia.

 Vivendo a Compaixão dia a dia.

Levando a Esperança compassiva de Jesus ao povo Geg
nas montanhas do norte da Albânia. (Dezembro de 2018)

A compaixão que precisamos demonstrar ao próximo, tem haver com cumplicidade e encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, de humildade, de mansidão, de longanimidade”. Cl. 3:12, ele usou o termo σπλάγχνον, splanjnon entranhas; afeição, que se refere aos órgãos internos de um corpo humano, as entranhas.

Entendemos que OIKTIRMOS denota compaixão ou um desejo, atitude profunda para ajudar a aliviar algum tipo de dor ou tristeza. A palavra “Splagnon” σπλάγχνον, splanjnon entranhas; afeição Lc. 1:78; 2Cr. 6:12; 7:15; Fp. 1:8; 2:1; Cl. 3:12; 1Jo 3:17. As palavras SPLAGNON E OIKTIRMOS, se unem de forma maravilhosa para expressar a COMPAIXÃO.

Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e se colocar no lugar “dela” (ser misericordioso) de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento. Por exemplo, se alguém sente tristeza por presenciar a miséria ou infelicidade de outro indivíduo, esta empatia pode ser entendida como compaixão. Diferentemente do simples sentimento de empatia, a compaixão se foca no desejo da pessoa de ali- viar o sofrimento da outra pessoa. Nestes casos, por exemplo, são comuns os atos altruístas (SIGNIFICADOS).

Em Lc 10, encontramos aquela que é uma das mais famosas passagens bíblicas sobre compaixão; um advogado testou Jesus perguntando quem era seu próximo. Jesus contou a parábola do bom samaritano: “E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe:

Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe   perguntou:   Que   está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: 

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração.[1]

“O versículo 33 é o centro desse capítulo, nele encontramos a ação principal. “Certo samaritano em viagem, porém, chegou junto dele, viu-o e moveu-se de compaixão”. Ao ver e se aproximar daquela cena de dor e sofrimento, o samaritano não ficou insensível, preso a leis ou a preceitos religiosos, mas desde suas entranhas, seu sers e moveu em um atitude de compaixão. É a atitude mais bela de solidariedade para com os que sofrem” (MACHADO, OCD, 2011).

Refugiados pós terremoto de 2019 na cidade de Durres - AL.


Sendo assim, a união dessas duas palavras é o que dá a formação do verdadeiro sentido da palavra compaixão. É algo que vem das entranhas e passa pelo coração, seguindo para a mente e aí nos impulsiona a agir.

Quando perguntaram para Jesus qual é o maior manda- mento, Jesus prontamente respondeu: “Amarás a Deus de todo o teu o teu ser, de todo o seu sentimento, de toda a sua alma” e nos acrescenta algo diferente daquilo que foi falado no Velho Testamento “e ao próximo como a ti mesmo” (Mc 12:30-34).


[1] Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Lc 10.33.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Viver além das palavras”