Vivendo a Compaixão dia a dia.
Vivendo a Compaixão dia a dia.
A compaixão que precisamos demonstrar ao próximo, tem
haver com cumplicidade
e encontramos o apóstolo Paulo dizendo: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade,
de humildade, de mansidão, de longanimidade”. Cl. 3:12, ele usou o termo
σπλάγχνον, splanjnon entranhas; afeição,
que se refere aos órgãos internos de um corpo humano, as entranhas.
Entendemos que OIKTIRMOS
denota compaixão ou um desejo, atitude profunda para ajudar a aliviar algum
tipo de dor ou tristeza. A palavra “Splagnon”
σπλάγχνον, splanjnon entranhas; afeição Lc. 1:78; 2Cr. 6:12; 7:15; Fp. 1:8;
2:1; Cl. 3:12; 1Jo 3:17. As palavras SPLAGNON
E OIKTIRMOS, se unem de forma maravilhosa para
expressar a COMPAIXÃO.
Uma pessoa que tem compaixão ao próximo é aquela que consegue compreender o estado emocional alheio e se colocar no lugar “dela” (ser misericordioso) de sua condição, desejando que esta consiga superar ou aliviar o seu sofrimento. Por exemplo, se alguém sente tristeza por presenciar a miséria ou infelicidade de outro indivíduo, esta empatia pode ser entendida como compaixão. Diferentemente do simples sentimento de empatia, a compaixão se foca no desejo da pessoa de ali- viar o sofrimento da outra pessoa. Nestes casos, por exemplo, são comuns os atos altruístas (SIGNIFICADOS).
Em Lc 10, encontramos aquela que é uma das mais famosas passagens bíblicas sobre compaixão; um advogado testou Jesus perguntando
quem era seu próximo. Jesus contou a parábola do bom samaritano: “E eis que
certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova
e disse-lhe:
Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração.[1]
“O versículo 33 é o centro desse capítulo, nele
encontramos a ação principal. “Certo samaritano em viagem, porém, chegou junto
dele, viu-o e moveu-se de compaixão”. Ao ver e se aproximar daquela cena de dor
e sofrimento, o samaritano não ficou insensível, preso a leis ou a preceitos religiosos,
mas desde suas entranhas, seu sers e moveu em um atitude de compaixão. É a
atitude mais bela de solidariedade para com os que sofrem” (MACHADO, OCD,
2011).
Sendo assim, a união dessas duas palavras é o que dá
a formação do verdadeiro sentido da palavra compaixão. É algo que vem das
entranhas e passa pelo coração, seguindo para a mente e aí nos impulsiona a
agir.
Quando perguntaram para Jesus qual é o maior manda-
mento, Jesus prontamente respondeu: “Amarás
a Deus de todo o teu o teu ser, de todo o seu sentimento, de toda a sua alma” e
nos acrescenta algo diferente daquilo que foi falado no Velho Testamento “e ao
próximo como a ti mesmo” (Mc 12:30-34).
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