Compaixão ao Próximo. Vivendo como Jesus viveu...

 Compaixão ao Próximo. Vivendo como Jesus viveu... 

Figura 1 - Ajuda Humanitária Pós Terremoto na Albânia. Vivendo a Compaixão ao Próximo. Novembro de 2019. Foto: Henrique Davanso Pechoto – JMM.


Falar sobre compaixão, nos remete a termos uma vida integra e prática segundo os ensinamentos do nosso Rei Jesus Cristo. Entender a compaixão pelo olhar de Jesus é sentir no coração o chamado para espalhar amor e ternura, como Ele fez. Jesus não se limitou a pregar sobre ser compassivo; Ele mostrou isso no seu dia a dia, tratando todos com igualdade e carinho, não importando quem fossem.

 

Quando olhamos para Mateus 9:36, vemos Jesus olhando para a multidão com um coração cheio de compaixão, percebendo o quanto estavam perdidos e precisando de ajuda, como ovelhas sem um guia. Esse momento nos toca profundamente, mostrando o quão sensível Ele era às necessidades de cada um. A história do Bom Samaritano, em Lucas 10:33-34, é um exemplo clássico do que significa realmente ajudar o próximo e ser compassivo. Jesus conta sobre um homem que, ao ver outro ferido, não hesitou: cuidou de suas feridas e o levou para um lugar seguro. Essa atitude é a verdadeira face da compaixão.


E em João 8:7, Jesus nos ensina sobre a compaixão de uma maneira que desafia nossos julgamentos. Ele defende uma mulher em uma situação difícil, lembrando a todos que antes de apontar o dedo, devemos olhar para dentro de nós mesmos.

Viver a compaixão como Jesus significa abrir nossos braços e corações, pedir perdão, perdoar e ser gentil, sempre cuidando dos que estão à margem, sem esperar nada em troca. A compaixão de Jesus ultrapassava qualquer barreira e era seguida por ações que falavam mais alto que palavras, um exemplo que continua a inspirar e guiar até hoje.

 Nos escritor cristãos primitivos, o verbo “oiktirein” ocorre no no N.T somente no livro de Romanos: “Terei misericórdia de quem Eu quiser ter misericórdia e terei compai- xão de quem eu quiser ter compaixão” (Rm 9:15)[1].

A citação acima, faz referência como Êx 33:19, onde é paralelo a eleeín. O substantivo oiktirmós está sempre no plural e denota a compaixão de Deus em Rm 12:1 e II Co. 1:3. No último versículo, Deus é o Pai de quem toda compaixão procede e é então concedida a todos. A compaixão humana está em questão em Fp. 2:1 e Cl. 3:12, especificamente a misericórdia do juiz ou da lei em Hb. 10:28. O único adjetivo usado no NT é oiktírmōn. Este se refere a Deus em Tg. 5:11 (Sl. 103:8; 111:4).

Ele também denota a misericórdia divina em Lc. 6.36, onde serve de base para uma admoestação (cf. Justin Apologia 15.13; Diálogo 96.3)[2].

Mostrar Compaixão, bondade ou perdão com respeito a algo ou alguém. Em hebraico a palavra רחם rḥm amar aparece (42x), Piʿʿēl: Ex 33.19; Dt 13.17; 30.3; 1Re 8.50; 2Re 13.23; Sl 102.13; 103.13; 116.5; Is 9.17; 13.18; 14.1; 27.11; 30.18; 49.10, 13, 15; 54.8, 10; 55.7; 60.10, חוס ḥws perturbar-se; compadecer-se (3x), Qal: Ne 13.22; Sal 72.13; Jr 21.7, em grego, οἰκτίρω oiktirō ter compaixão (compadecer-me-ei e te- rei compaixão) (2x), Rm 9.15.

Nestes sentidos, transmitir a compaixão, fazer conhe cer a Deus pelo Seu amor, expressão ou dar expressão ao amor compassivo de Deus, dar voz, colocar em palavras ou expressões, mostrar compaixão em bondade ou perdão com respeito a algo ou alguém, exibir atos leais demonstrando a fidelidade de Deus em Seus atos, demonstrar bondade e misericórdia, cle mência e compaixão; enfim como se diz no interior do Brasil, “fazer das tripas ao coração”, que significa transformar as adversidades em forças ou para descrever um esforço sobre hu mano (SIGNIFICADOS)[3].

Entendendo melhor a conexão da palavra compaixão em nosso viver diário, surge a palavra derivado do grego “pulsar”, ou seja, o nosso coração vive pulsando, enquanto temos vida, o nosso coração pulsa continuamente.

A compaixão é vivida somente através de uma ação e Je sus Cristo demonstrou isso através de suas ações no poder de Deus                             divinal vindo do próprio Deus sendo o próprio Deus encarnado aqui na terra, nosso Senhor Jesus Cristo. Em Gálatas 2:20 diz o seguinte:


“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a Si mesmo se entregou por amor de mim”, (Gl. 2:20).

 

Viver a compaixão é algo involuntário é algo que não depende de nós como seres humanos é algo que pode vir de Deus. Viver a compaixão é transmitir um dos atributos de Deus para o nosso próximo que é vivido em nós mesmos pela graça e misericórdia de Deus. Um dos atributos de Deus que é a misericórdia, amor em compaixão, ou seja, é o próprio Deus em Sua essência vivendo através do nosso amor pelo próximo.

A misericórdia de Deus descreve sua focada dispo sição de perdão compassivo para com o seu povo, especial- mente à luz das suas circunstâncias angustiantes e terríveis. A misericórdia de Deus é um dos atributos comunicá- veis de Deus, um atributo que os humanos podem viver em seus relacionamentos uns com os outros. Em toda a Bíblia, a miseri- córdia de Deus é retratada, não apenas como disposição de Deus, mas como Sua ação em favor de um povo indigno. A Bíblia muitas vezes combina outros atributos divinos com “misericór dia”:

·       Compaixão, Graça, Fidelidade, Bondade, Amor etc.

A misericórdia é uma expressão relacional do caráter de Deus e flui de seus atributos de bondade e amor. É um aspecto vital do relacionamento pactual de Deus com seu povo baseado na graça. A misericórdia de Deus é evidente sempre que      Ele tarda o castigo, mesmo quando seu povo está perdido em pecado e não tem conhecimento das consequências relacionais que este pecado acarreta (Ex 34:6-7; Ez. 33:10-11).

Quando as circunstâncias do povo de Deus são terrí- veis, devido a conflitos iminentes, perseguição física e espiri- tual ou outros tipos de sofrimentos, aqueles que temem a Deus apelam precisamente ao seu atributo misericordioso. Eles oram com a expectativa de que Ele agirá de boa vontade e poderosa- mente como fez no passado (Dn 9:17-19; Sl 25:6-7; 51:1–2). Repetidas vezes nas Escrituras Deus demonstra sua misericór- dia salvando, redimindo e restaurando seu povo[4].

A misericórdia é um atributo comunicável de Deus, a Bíblia também declara que o povo de Deus deveria ter a mesma  disposição para com os outros e que seu povo deveria agir em seu favor (Ef. 2:1-10).

No Novo Testamento, Jesus condena os  fariseus por sua falta de misericórdia, e acentua a importância da misericórdia juntamente com a ação através de seu ensino e compaixão (Mt. 23:23–24; veja também a parábola do bom samaritano em Lucas 19:25–37).


Jesus não apenas ensina sobre a misericórdia e compaixão de Deus; Ele a incorpora, Ele vive a sua pregação e nos                            ensina que misericórdia, amor, compaixão não é teoria, mas sim a prática diária do Cristão.
Em seu ofício como o “Filho  de Davi”, ele demonstra o que é a revelação física da misericórdia e compaixão de Deus (Mt 9:27-31). A misericórdia é intimamente ligada à compaixão pelos não alcançados, tem como                   objetivo, tirar o pecador de sua miséria espiritual e levar a um outro nível espiritual que o confronte com o pecado pelo sacrifício expiatório de Cristo que se abre um caminho para o                          exercício da misericórdia e compaixão para com os filhos dos homens, em harmonia com as exigências da verdade e da justi ça (Gn 19:19; Ex 20:6; 34:6, 7; Sl. 85:10; 86:15, 16).


Em Cristo a misericórdia e a verdade se encontram relacionando como propósito de Deus para toda humanidade a qual nós fazemos parte.

A misericórdia também é uma graça cristã (Mt. 5:7; 18:33-35), seus significados se equiparam com a compaixão em bondade, lealdade, fidelidade, graça, favor, justiça, re tidão. Em toda a Bíblia encontramos 233 vezes a misericórdia com estes significados com exemplos de “uso como sujeito”:

A sua misericórdia estende-se ao que o temem de geração em geração sobre os que o temem. 5(Lc 1:50)

E como o “objeto”:

Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]. (Mateus 9:13)

 

A Bíblia nos mostra algumas palavras chaves com o próprio Deus falando ao seu povo:

6 Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. [5]

Estes versos demonstram como o Senhor falou aos profetas como uma pregação moral. Miquéias retoma assim o conceito de justiça presente em Amós (Am. 5:21–25), o concei- to de fidelidade e misericórdia, em Oséias (Os. 1:3) e os de e humildade, em Isaías (Is. 2:6-17; 7:8-9).

Deus rejeita aqueles sacrifícios que são práticas meramente exteriores (1 Sm. 15:22-23; Pv. 21:3; Is. 1:11-14; Os. 6:6; Zc. 7:9-10).

 

O que Deus espera de cada um de nós hoje é que ame- mos o próximo como a nós mesmos, demonstrando a Sua compaixão pelo perdido ou necessitado! Não apenas de palavras ou somente quando estamos dentro de uma igreja ou entre amigos. O verdadeiro sentido de compaixão somente pode ser realizado nas “práxis” do dia a dia, sem holofotes, ou seja, praticando o amor ao próximo, indo até o não alcançado que os muitas vezes.

NÓS fomos escolhidos por JESUS para pregarmos a Sua palavra e levar a Sua compaixão a todos os povos, tribos línguas e nação, empenhando-nos a fazer e cumprir esta tarefa ainda inacabada com compaixão e amor pelo próximo, transformando a realidade espiritual, emocional e em todos os sentidos, daquele que não conhece a Jesus Cristo, o filho de Deus.

 

 

Em Mateus 23:23, Jesus disse claramente: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da horte- lã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!”. Não deixemos para os outros a tarefa que o Senhor nos designou e ordenou:

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28.19)

  



[1] Nova Versão Internacional (São Paulo: Sociedade Bíblica Internacional, 2001), Rm 9.15.

[2] R. Bultmann, “oiktírō, oiktirmós, oiktírmōn”, ed. Gerhard Kittel, Gerhard Friedrich, e Geof- frey W. Bromiley, trans. Thaís Pereira Gomes, Dicionário Teológico do Novo Testamento (São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013), 21. V, 159–61

[3] SIGNIFICADOS. Significados. Significado de Compaixão. Dis- ponível em: https://www.significados.com.br/compaixao/. Acesso em: 13 set. 2022.

 [4] J. Owen Carro, “Misericórdia de Deus”, in Sumário de Teologia Lexiham, ed. Brannon Ellis, Mark Ward, e Jessica Parks (Bellingham, WA: Lexaham Press, 2018.

 [5] Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil, 1993, p. Mq 6.6–8.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Viver além das palavras”